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20 de outubro de 2020

Black Friday 2020: Como criar uma campanha sem prejudicar a reputação da sua empresa e conseguir bons resultados

No Brasil, a Black Friday é vista com desconfiança por algumas pessoas e já foi até apelidada de “Black Fraude”. Isso porque algumas empresas tentam “enganar” os clientes com promessas ilusórias de prazo de entrega, qualidade dos produtos e, principalmente, preços.

Os consumidores estão cada vez mais atentos a esse tipo de prática e, além de perder vendas, os lojistas que utilizam essa estratégia prejudicam a reputação da empresa. Por isso, não utilize estratégias fraudulentas. Ofereça situações reais para o seu público e, certamente, seu negócio terá resultados positivos.

A Black Friday neste ano está confirmada para o dia 27 de novembro. Então, se você, lojista virtual, quer aproveitar a data para aumentar a receita do seu e-commerce, damos a seguir algumas dicas sobre como se preparar e ter sucesso em suas vendas.

Qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados. No digital, não é diferente. Então, realize um planejamento antecipado.

Analise a sua base de clientes e desenvolva uma estratégia segmentada para aqueles que já compraram com você. Faça uma nutrição desses leads com informações e descontos ainda mais exclusivos, lembre-os da sua marca por email, envie brindes com a compra, etc.

Já para conquistar novos clientes, a dica é investir na divulgação daquele seu produto que é o carro-chefe da empresa, com descontos agressivos e anúncios.Uma estratégia interessante para captar contatos é criar ofertas para que o público se inscreva e fique sabendo dos descontos oferecidos. Essa estratégia serve para a Black Friday, mas também pode ser usada posteriormente, para manter o relacionamento com essa base, por meio de e-mails.

Como a Black Friday dura apenas um dia, é necessário que o atendimento seja satisfatório para o usuário. Provavelmente neste dia a demanda de clientes será maior. Então se você não oferecer um suporte adequado poderá perder um volume considerável de vendas.

Uma boa dica é oferecer treinamento para os encarregados desse primeiro contato com os leads. É importante ressaltar que agilidade e eficácia são indispensáveis quando o assunto é Black Friday. Então fique atento e prepare bem a sua equipe.Além do atendimento diferenciado, seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, até porque a procura vai crescer. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja virtual com um CRM de vendas. Com esse levantamento, você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados.

Não suba o preço de um produto para aplicar o desconto. Agindo desse modo você só prejudica a imagem da sua marca. A transparência é primordial, então, mesmo que você não coloque descontos em todos os itens, faça promoções reais.

Caso não tenha muitos produtos, use a Black Friday como um “queimão”, oferecendo preços imperdíveis aos produtos pouco procurados. Assim as pessoas ficam contentes, divulgam a sua marca e você aumenta sua base de clientes.

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20 de outubro de 2020 CRM