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18 de dezembro de 2019

Saiba como implementar uma estratégia de CRM no seu negócio

O foco no consumidor é um dos principais fatores de sucesso das empresas, afinal de contas, é preciso estar atento a quem consome os seus serviços ou produtos.       

Por conta disso, hoje em dia, é essencial encontrar um CRM que se adapte bem às demandas do dia a dia do seu negócio. Mas é aí que surge a grande questão: como fazer para implementar uma estratégia de CRM?

Para ajudá-lo(a) nesta questão, separamos algumas dicas de como realizar a implementação e, consequentemente, melhorar a relação com os clientes e aumentar seus resultados.  

Vamos lá!

Antes de implementar um CRM, é importante conhecer muito bem os processos da sua empresa, principalmente como funciona o relacionamento com os seus clientes. 

Desta forma, antes mesmo de começar a elaborar uma estratégia, você já terá quais pontos devem ser mudados e onde o CRM poderá focar mais. 

Para que a estratégia de CRM seja efetiva, antes mesmo de implementá-la é importante estar ciente dos objetivos que deseja alcançar. 

Tente entender quais áreas você pretende melhorar com o CRM, assim a implementação será muito mais assertiva, pois será baseada em parâmetros reais e pré-estabelecidos. 

Conte com uma equipe que tenha suas responsabilidades bem estabelecidas é importantíssimo para manter o CRM funcionando dentro da estratégia proposta.

Portanto, busque capacitar os funcionários para que todos possam utilizar o sistema com facilidade, integrando todas as informações e facilitando todos os processos. Assim, os resultados tendem a aumentar consideravelmente. 

Sempre procure por um CRM que se encaixe nas necessidades e demandas do seu negócio. Fique atento a funcionalidades que possam conversar umas com as outras, tornando toda a estratégia muito mais unificada. 

Além disso, um CRM de boa qualidade deve se integrar perfeitamente com as estratégias de marketing elaboradas dentro do plano de ação do negócio, possibilitando que toda a jornada do clientes possa ser cumprida com facilidade.  

Assim, as ações poderão ser efetuadas com muito mais facilidade, gerando resultados muito mais positivos. 

Após colocar todos os passos anteriores em prática, nunca deixe de monitorar os seus resultados e como a sua equipe está reagindo ao novo sistema. 

Os KPI’s são os indicadores-chave de desempenho que foram selecionados no início de todo o processo, como o número de novos clientes conquistados com o CRM ou como foi desempenho dos vendedores. 

É nesta etapa que você saberá se a implementação ocorreu corretamente ou se ela ainda precisa de ajustes para que possa alcançar a estratégia traçada no início do processo.

Independente do resultado encontrado ser positivo ou negativo, é sempre importante estar buscando novas maneiras de aprimorar a estratégia e ampliar os resultados. 


Esperamos que as dicas tenham ajudado a entender um pouco mais sobre como realizar a implementação de um CRM da maneira correta. 

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18 de dezembro de 2019 CRM